Conflito na Síria causa êxodo de cristãos em Alepo
Mais de 45 famílias estão abrigadas em uma igreja em Alepo
Por Olhos do Senhor
Publicado em 11/01/2026 12:27 • Atualizado 11/01/2026 12:28
Notícias
Parceiros locais da Portas Abertas mostram milhares de civis fugindo dos bombardeios na cidade de Alepo

O conflito entre as Forças Democráticas Sírias (SDF, da sigla em inglês), lideradas por curdos, e o exército sírio estão se intensificando desde o último fim de semana no Norte de Alepo. Milhares de civis estão tentando fugir da área que tem sido alvo de bombardeios. Entenda como a perseguição afeta cristãos na Síria no perfil da Lista Mundial da Perseguição 2025.

Em vídeos compartilhados por contatos locais da Portas Abertas, pode-se ver um êxodo massivo de carros e pessoas. Segundo eles, atualmente, não há internet. “As pessoas não foram trabalhar. Ontem houve muitos bombardeios”, diz uma testemunha local.

Cristãos que fugiram da área de Sheikh Maqsoud estão abrigados com amigos, familiares ou nas igrejas. Cerca de 45 famílias fugiram para uma das igrejas mais seguras de Alepo. Uma cristã que precisou fugir sem o marido disse a parceiros locais: “Não tive outra opção a não ser confiar em Deus para proteger minha família e buscar refúgio na igreja”.

Famílias abrigadas nas igrejas na Síria

“As famílias estão dormindo no chão, em um salão. As crianças estão sentadas em um canto brincando umas com as outras, mas sem nenhum sorriso no rosto. Quando eu estava lá, algumas mulheres saíram para comprar remédios e fraldas para os bebês. As famílias passaram a noite inteira orando e tentando manter a calma”, acrescenta a cristã abrigada na igreja.

Um parceiro local da Portas Abertas está ajudando uma dessas igrejas com recursos para cobertores e alimentos. “A maioria chegou sem nada”, relata o parceiro. Em outra igreja, cerca de 100 cristãos encontraram abrigo. Eles estão dormindo no salão da igreja; são refugiados dos bairros ao redor das áreas curdas. Eles se sentiram inseguros em suas casas e buscaram abrigo na igreja. Lembre como a igreja se tornou abrigo para cristãos sírios em outras crises. 

Na última quarta-feira (7), a agência oficial de notícias síria, SANA, escreveu em seu site: “O Comando de Operações do Exército Árabe Sírio anunciou que os bairros Sheikh Maqsoud e Ashrafieh, em Alepo, serão designados como ‘zona militar fechada’ a partir desta quarta-feira. Um toque de recolher total estará em vigor nos dois bairros a partir das 15h”. No dia seguinte, a SANA contabilizou mais de 140 mil pessoas deslocadas, sendo 13 mil somente na última quinta-feira (8).

De acordo com fontes curdas, pelo menos sete civis foram mortos na área do conflito. Segundo o site do governo sírio, em outras regiões, três civis foram mortos. O incidente aconteceu poucos dias após autoridades sírias terem impedido um ataque de homem-bomba a uma igreja 15 minutos antes do Ano Novo, também em Alepo. O extremista detonou um cinturão de explosivos, matando a si mesmo, a um soldado e ferindo outros dois. Muitos líderes cristãos da região compareceram ao funeral do soldado para prestar suas homenagens. Saiba mais sobre o grupo Estado Islâmico.

Como orar pela Síria? 

Ore pela segurança dos cristãos e de outros grupos que possam ser alvos da insegurança e de ataques na Síria. 

Clame por um ano de paz e esperança para os cristãos perseguidos na Síria.

Agradeça a Deus porque o ataque à igreja em Alepo foi frustrado no Ano Novo.

Peça a Deus que os corações dos militantes do Estado Islâmico sejam alcançados pela graça transformadora de Jesus.                                   

Veja mais clicando aqui https://www.youtube.com/watch?v=wAyI1z4CnWI&t=5s

Fonte: Portas Abertas

 

 

Comentários